Lei Ordinária nº 1.084, de 25 de junho de 2025

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Ordinária

1084

2025

25 de Junho de 2025

Institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2026 e dá outras providências.

a A

 

Institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2026 e dá outras providências.

    Projeto de Lei Ordinária nº 30/25, de autoria do Poder Executivo, aprovado em 12 de junho de 2025.


    A PREFEITA MUNICIPAL DE FORMOSA, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Constituição da República e Lei Municipal nº 01/90, de 05 de abril de 1.990 – Lei Orgânica Municipal - LOM, faço saber que a Câmara Municipal de Formosa, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

     

      CAPÍTULO I
      DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
        Art. 1º. 
        Observar-se-ão, quando da feitura da lei de meios, a viger a partir de 1º de janeiro de 2026 e para todo o exercício financeiro, as Diretrizes Orçamentárias estatuídas na presente Lei, por mandamento do § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, bem assim da Lei Orgânica do Município, em combinação com a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, compreendendo:
        I – 
        Orientação à elaboração da Lei Orçamentária;
          II – 
          Diretrizes das Receitas; e
            III – 
            Diretrizes das Despesas.
              Parágrafo único. 
              As estimativas das receitas e das despesas do Município, sua Administração Direta e Indireta, obedecerão aos ditames contidos na Constituição Federal e do Estado de Goiás, na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, na Lei Orgânica do Município, na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 e alterações posteriores, inclusive as normatizações emanadas do Egrégio Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e, ainda, aos princípios contábeis geralmente aceitos.
              Seção I
              DA ORIENTAÇÃO À ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA
                Art. 2º. 
                A elaboração da proposta orçamentária para o exercício de 2026 abrangerá os Poderes: Legislativo, Executivo, fundos e entidades da administração direta e indireta.
                  Parágrafo único. 
                  É vedada, na Lei Orçamentária, a existência de dispositivos estranhos à previsão da Receita e à fixação da Despesa, salvo se relativos à autorização para abertura de Créditos Suplementares e Contratação de Operações de Crédito, ainda que por antecipação de receita.
                    Art. 3º. 
                    A proposta orçamentária para o exercício de 2026 conterá as prioridades da Administração Municipal estabelecidas no Plano Plurianual (PPA), da presente Lei Complementar e deverá obedecer aos princípios da universalidade, da unidade e da anuidade, bem como identificar o Programa de Trabalho a ser desenvolvido pela Administração Municipal.
                      Parágrafo único. 
                      O Programa de Trabalho, a que se refere o presente artigo, deverá ser identificado, no mínimo, ao nível de Função e Sub-Função, natureza da despesa, projeto atividades e elementos a que deverá acorrer na realização de sua execução, nos termos da alínea c, do inciso II, do art. 52, da Lei Complementar nº 101/2000, bem como do Plano de Classificação Funcional Programática, conforme dispõe a Lei nº 4.320/64.
                      Art. 4º. 
                      A proposta parcial das necessidades da Câmara Municipal será encaminhada ao Executivo, tempestivamente, a fim de ser compatibilizada no orçamento geral do Município.
                        Art. 5º. 
                        A proposta orçamentária para o exercício de 2026 compreenderá:
                          I – 
                          Mensagem;
                            II – 
                            Demonstrativos de metais e riscos fiscais;
                              III – 
                              Relação dos projetos e atividades, com detalhamento de prioridades e respectivos valores orçados, de acordo com a capacidade econômico-financeira do Município.
                                Art. 6º. 
                                A Lei Orçamentária Anual autorizará o Poder Executivo, nos termos do artigo 7º e 43, da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964, a abrir Créditos Adicionais, de natureza suplementar, autorizando também a criação de elementos de despesas não consignados no orçamento não alterando a ação programática, a criação de fontes de recursos através de decreto orçamentário, utilizando como recursos a anulação de dotações do próprio orçamento, o excesso de arrecadação do exercício realizado e projetado, e o superávit financeiro, se houver, do exercício anterior.
                                Parágrafo único. 
                                A fonte criada deverá ter como recurso o saldo para suplementar advindo de outra fonte que tenha a mesma codificação.
                                  Art. 7º. 
                                  O limite autorizado no Art. 6º não será onerado quando o crédito se destinar a suprir a insuficiência das dotações de pessoal e encargos sociais, inativos e pensionistas, dívida Pública Municipal, débitos constantes de precatórios judiciais, despesas a conta de receitas vinculadas até o limite de 70% (setenta por cento).
                                    Art. 8º. 
                                    O Município aplicará 25% (vinte e cinco por cento), no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida as provenientes de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
                                      Art. 9º. 
                                      O Município aplicará 15% (quinze por cento), no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida as provenientes de transferências, na manutenção da saúde básica.
                                        Art. 10. 
                                        O Município contribuirá com 20% (vinte por cento), das transferências provenientes do ICMS, do FPM e do IPI Exportação, para formação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, com aplicação, no mínimo, de 70% (setenta por cento) para remuneração dos profissionais da educação, em efetivo exercício de suas atividades no ensino fundamental público e, no máximo 30% (trinta por cento) para outras despesas.
                                          Seção II
                                          AS DIRETRIZES DA RECEITA
                                            Art. 11. 
                                            São receitas do Município:
                                              I – 
                                              os Tributos de sua competência;
                                                II – 
                                                a quota de participação nos Tributos arrecadados pela União e pelo Estado de Goiás;
                                                  III – 
                                                  o produto de arrecadação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, incidentes na fonte, sobre rendimentos, a qualquer título, pagos pelo Município, suas autarquias e fundações;
                                                    IV – 
                                                    as multas decorrentes de infrações de trânsito, cometidas nas vias urbanas e nas estradas municipais;
                                                      V – 
                                                      as rendas de seus próprios serviços;
                                                        VI – 
                                                        o resultado de aplicações financeiras disponíveis no mercado de capitais;
                                                          VII – 
                                                          as rendas decorrentes do seu Patrimônio, inclusive a alienação de bens móveis e imóveis;
                                                            VIII – 
                                                            a contribuição previdenciária de seus servidores; e
                                                              IX – 
                                                              outras.
                                                                Art. 12. 
                                                                Considerar-se-á, quando da estimativa das Receitas:
                                                                  I – 
                                                                  os reflexos da Política Econômica do Governo Federal;
                                                                    II – 
                                                                    o incremento do aparelho arrecadador Municipal, Estadual e Federal que tenha reflexo no crescimento real da arrecadação;
                                                                      III – 
                                                                      as isenções concedidas, observadas as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, nos termos da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000, publicada no Diário Oficial da União em 05/05/2000;
                                                                      IV – 
                                                                      a inflação estimada, cientificamente, previsível para o exercício de 2026;
                                                                        V – 
                                                                        outras.
                                                                          Art. 13. 
                                                                          Na elaboração da Proposta Orçamentária, as previsões de receita observarão as normas técnicas legais, previstas no art.12 da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000.
                                                                          Parágrafo único. 
                                                                          A Lei orçamentária:
                                                                            I – 
                                                                            corrigirá os valores das dotações com a instituição de índice que reflita a variação de preços de julho a dezembro de 2025, e havendo necessidade, a correção se fará também a cada trimestre, a contar do mês de janeiro, utilizando-se como forma de correção, sempre levando em consideração os valores orçamentários originais, atualizados;
                                                                              II – 
                                                                              autorizará a abertura de créditos suplementares para reforço de dotações orçamentárias;
                                                                                III – 
                                                                                conterá reserva de contingência, destinada ao:
                                                                                  a) 
                                                                                  reforço de dotações orçamentárias que se revelarem insuficiente no decorrer do exercício de 2026, nos limites e formas legalmente estabelecidas;
                                                                                    b) 
                                                                                    atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos;
                                                                                      IV – 
                                                                                      autorizará a realização de operações de créditos, condicionada ao atendimento das normas estabelecidas pela Lei Complementar Federal nº 101/2000 e Resoluções do Senado Federal, inclusive as já autorizadas por lei específica;
                                                                                      V – 
                                                                                      autorizará a realização de operações de créditos por antecipação da receita, utilizando como referência o total da receita corrente líquida;
                                                                                        VI – 
                                                                                        autorizará as alterações necessárias nas estimativas de receitas e fixações de despesa para o exercício de 2026, para atendimento e adequação às NBCASP - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e PCASP - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, conforme atos normativos da STN - Secretária do Tesouro Nacional e TCM - Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás;
                                                                                          VII – 
                                                                                          autorizará a realização de alienações de bens móveis e imóveis do município, especificando rubricas de receitas específicas para esse fim, vinculando os respectivos recursos de capital ao reinvestimento de projetos, salvo para recolhimento de dívidas previdenciárias, conforme estabelece o art. 44 da Lei Complementar nº 101/2000;
                                                                                          VIII – 
                                                                                          autorizará a utilização do saldo anterior proveniente dos recursos do FUNDEB, mediante abertura de crédito adicional limitado ao percentual de 10% estabelecidos pela legislação federal, utilizando como cobertura o superávit financeiro do exercício anterior nas fontes de recursos específicas do fundo;
                                                                                            IX – 
                                                                                            garantirá recursos específicos para cobertura dos Precatórios Judiciais previstos para 2026, utilizando como parâmetro as informações fornecidas pela Procuradoria Geral do Município.
                                                                                              Art. 14. 
                                                                                              A receita deverá estimar a arrecadação de todos os tributos de competência municipal, assim como os definidos na Constituição Federal.
                                                                                              Art. 15. 
                                                                                              Na proposta orçamentária a forma de apresentação da receita deverá obedecer à classificação estabelecida na Lei nº 4.320/64.
                                                                                              Art. 16. 
                                                                                              O orçamento municipal deverá consignar como receitas orçamentárias todos os recursos financeiros recebidos pelo Município, inclusive os provenientes de transferências que lhe venham a ser feita por outras pessoas de direito público ou privado, que sejam relativos a convênios, contratos, acordos, auxílios, subvenções ou doações, excluídas apenas aquelas de natureza extra-orçamentária, cujo produto não tenham destinação a atendimento de despesas públicas municipais.
                                                                                                Art. 17. 
                                                                                                Na estimativa das receitas serão considerados os efeitos das modificações na legislação tributária, que serão objetos de projetos de leis a serem enviadas as Câmaras Municipais, no prazo legal e constitucional.
                                                                                                  Parágrafo único. 
                                                                                                  Os projetos de lei que promoverem alterações na legislação tributária observarão:
                                                                                                    I – 
                                                                                                    revisão e adequação da Planta Genérica de Valores dos Imóveis Urbanos;
                                                                                                      II – 
                                                                                                      revisão das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano, sem ultrapassar os limites máximos já fixados em lei, respeitando a capacidade econômica do contribuinte e a função social da propriedade;
                                                                                                        III – 
                                                                                                        revisão e majoração das alíquotas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
                                                                                                          IV – 
                                                                                                          revisão das taxas, objetivando sua adequação aos custos dos serviços prestados;
                                                                                                            V – 
                                                                                                            instituição e regulamentação da contribuição de melhorias sobre obras públicas.
                                                                                                              Seção III
                                                                                                              DAS DIRETRIZES DAS DESPESAS
                                                                                                                Art. 18. 
                                                                                                                Constituem despesas obrigatórias do Município:
                                                                                                                  I – 
                                                                                                                  as relativas à aquisição de bens e serviços para o cumprimento de seus objetivos;
                                                                                                                    II – 
                                                                                                                    as destinadas ao custeio de Projetos e Programas de Governo;
                                                                                                                      III – 
                                                                                                                      as decorrentes da manutenção e modernização da Máquina Administrativa;
                                                                                                                        IV – 
                                                                                                                        os compromissos de natureza social;
                                                                                                                          V – 
                                                                                                                          as decorrentes dos pagamentos ao pessoal do serviço público, inclusive encargos;
                                                                                                                            VI – 
                                                                                                                            as decorrentes de concessão de vantagens e/ou aumento de remuneração, atendimento ao piso nacional de algumas categorias, cumprimento da data base dos servidores, concessão a criação de cargos ou alteração de estrutura de carreira, bem como admissão de pessoal por prazo determinado ou concurso público, pelos poderes e órgãos do Município, que, por força desta Lei, ficam prévias e especialmente autorizados, ressalvados as empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista;
                                                                                                                              VII – 
                                                                                                                              o serviço da Dívida Pública, fundada e flutuante;
                                                                                                                                VIII – 
                                                                                                                                a quitação dos Precatórios Judiciais e outros requisitórios;
                                                                                                                                  IX – 
                                                                                                                                  a contrapartida previdenciária do Município;
                                                                                                                                    X – 
                                                                                                                                    as relativas ao cumprimento de convênios;
                                                                                                                                      XI – 
                                                                                                                                      os investimentos e inversões financeiras; e
                                                                                                                                        XII – 
                                                                                                                                        outras.
                                                                                                                                          Art. 19. 
                                                                                                                                          Considerar-se-á, quando da estimativa das despesas:
                                                                                                                                            I – 
                                                                                                                                            os reflexos da Política Econômica do Governo Federal;
                                                                                                                                              II – 
                                                                                                                                              as necessidades relativas à implantação e manutenção dos Projetos e Programas de Governo;
                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                as necessidades relativas à manutenção e implantação dos Serviços Públicos Municipais, inclusive a Máquina Administrativa;
                                                                                                                                                  IV – 
                                                                                                                                                  a evolução do quadro de pessoal dos Serviços Públicos;
                                                                                                                                                    V – 
                                                                                                                                                    os custos relativos ao serviço da Dívida Pública;
                                                                                                                                                      VI – 
                                                                                                                                                      as projeções para as despesas mencionadas no artigo anterior, com observância das metas e objetos a serem programadas no PPA;
                                                                                                                                                        VII – 
                                                                                                                                                        outros.
                                                                                                                                                          Art. 20. 
                                                                                                                                                          Deverá haver um equilíbrio entre a receita e a despesa para o período do orçamento de 2026, orientado no que segue:
                                                                                                                                                            I – 
                                                                                                                                                            se verificado, ao final de cada bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes promoverão por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 (trinta) dias subsequentes, limitação de empenho e de movimentação financeira;
                                                                                                                                                              II – 
                                                                                                                                                              no caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados, dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas;
                                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                                não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do Município, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, à coleta e a reciclagem de lixo, à iluminação pública e a gastos com água, luz e telefone;
                                                                                                                                                                  IV – 
                                                                                                                                                                  são vedados quaisquer procedimentos pelos ordenadores de despesa que permitam a execução de despesas sem comprovada a suficiente disponibilidade de dotação orçamentária, as despesas analisadas e consideradas de caráter relevante necessitam de prévia declaração orçamentária para sua execução conforme art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal;
                                                                                                                                                                  V – 
                                                                                                                                                                  para efeito de limitação de empenho será utilizada a seguinte ordem de critério:
                                                                                                                                                                    a) 
                                                                                                                                                                    redução das despesas gerais de manutenção dos órgãos, que não afetem seu regular funcionamento;
                                                                                                                                                                      b) 
                                                                                                                                                                      redução dos gastos com terceirizados;
                                                                                                                                                                        c) 
                                                                                                                                                                        suspensão de programas de investimentos ainda não iniciados;
                                                                                                                                                                          d) 
                                                                                                                                                                          redução de ocupantes de cargos em comissão;
                                                                                                                                                                            e) 
                                                                                                                                                                            redução de gastos com pessoal não estável;
                                                                                                                                                                              f) 
                                                                                                                                                                              redução de gastos com pessoal estável.
                                                                                                                                                                                Art. 21. 
                                                                                                                                                                                As despesas com pessoal e encargos sociais, ou concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, só poderá ter aumento real em relação ao crescimento efetivo das receitas correntes, desde que respeitem o limite estabelecido no art. 71, da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000.
                                                                                                                                                                                Art. 22. 
                                                                                                                                                                                O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º, inciso II do Art. 153 e nos Art. 158 e 159, da Constituição Federal, efetivamente realizadas no exercício anterior.
                                                                                                                                                                                Parágrafo único. 
                                                                                                                                                                                De acordo com o inciso III do artigo 2º da Emenda Constitucional nº 58, de 23/09/2009, o percentual destinado ao Poder Legislativo de Formosa Estado de Goiás é de 6% (seis por cento).
                                                                                                                                                                                Art. 23. 
                                                                                                                                                                                As despesas com pagamento de precatórios judiciários correrão à conta de dotações consignadas com esta finalidade em operações especiais e específicas, que constarão das unidades orçamentárias responsáveis pelos débitos.
                                                                                                                                                                                  Art. 24. 
                                                                                                                                                                                  Os projetos em fase de execução desde que revalidados à luz das prioridades estabelecidas nesta lei, terão preferência sobre os novos projetos.
                                                                                                                                                                                    Art. 25. 
                                                                                                                                                                                    A Lei Orçamentária poderá consignar recursos para financiar serviços de sua responsabilidade a serem executados por entidades de direito privado, mediante convênios e contratos, desde que sejam da conveniência do governo municipal e tenham demonstrado padrão de eficiência no cumprimento dos objetivos determinados.
                                                                                                                                                                                      Art. 26. 
                                                                                                                                                                                      O Município deverá investir prioritariamente em projetos e atividades voltados à infância, adolescência, idosos, mulheres e gestantes buscando o atendimento universal à saúde, assistência social e educação, visando melhoria da qualidade dos serviços.
                                                                                                                                                                                        Art. 27. 
                                                                                                                                                                                        Fica autorizado a inclusão na Lei Orçamentária, bem como em suas alterações, recursos do Município para Clubes, Associações e quaisquer outras entidades congêneres, em especial entidades que exerçam atividades vinculadas a esportes em geral, cultura, creches, escolas para atendimento de atividades de pré-escolas, centro de convivência de idosos, centros comunitários, unidades de apoio a gestantes, unidade de recuperação de toxicômanos e outras com finalidade de atendimento às ações de assistência social por meio de convênios.
                                                                                                                                                                                          Art. 28. 
                                                                                                                                                                                          O Poder Executivo através de Lei específica poderá firmar convênios com outras esferas governamentais e não governamentais, para desenvolver programas nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde, habitação, abastecimento, meio ambiente, assistência social, obras e saneamento básico.
                                                                                                                                                                                            Art. 29. 
                                                                                                                                                                                            A Lei Orçamentária Anual autorizará a realização de programas de apoio e incentivo às entidades estudantis, destacadamente no que se refere à educação, cultura, turismo, meio ambiente, desporto e lazer e atividades afins, bem como para a realização de convênios, contratos, pesquisas, bolsas de estudo e estágios com escolas técnicas profissionais e universidades.
                                                                                                                                                                                              Art. 30. 
                                                                                                                                                                                              Fica autorizado na LOA - Lei Orçamentária Anual a concessão de auxílios e subvenções, através de projeto básico e convênio específico firmando entre o município e entidades.
                                                                                                                                                                                                Art. 31. 
                                                                                                                                                                                                O Município está autorizado a participar de Consórcios Públicos, nos moldes da Lei Federal nº 11.107/2005 e Decreto nº 6.017/2007.
                                                                                                                                                                                                Art. 32. 
                                                                                                                                                                                                Os recursos poderão ser programados para atender despesas de correntes e de capital, inclusive amortizações de dívidas por operações de crédito, após deduzir os recursos destinados a atender gastos com pessoal e encargos sociais, com serviços da dívida e com outras despesas de custeio administrativos e operacionais.
                                                                                                                                                                                                  CAPÍTULO II
                                                                                                                                                                                                  DO ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
                                                                                                                                                                                                    Art. 33. 
                                                                                                                                                                                                    O Orçamento da Seguridade Social abrangerá os órgãos e unidades orçamentárias, inclusive: fundos, fundações, autarquias que atuem nas áreas de saúde, previdência e assistência social e contará, dentre outros, com recursos provenientes:
                                                                                                                                                                                                      I – 
                                                                                                                                                                                                      das contribuições previstas na Constituição Federal;
                                                                                                                                                                                                      II – 
                                                                                                                                                                                                      da contribuição para o plano de seguridade social do servidor, que será utilizada para despesas com encargos previdenciários do Município;
                                                                                                                                                                                                        III – 
                                                                                                                                                                                                        do orçamento fiscal; e
                                                                                                                                                                                                          IV – 
                                                                                                                                                                                                          das demais receitas diretamente arrecadas pelos órgãos, fundos e entidades que integram, exclusivamente, o respectivo orçamento.
                                                                                                                                                                                                            Art. 34. 
                                                                                                                                                                                                            Na elaboração do Orçamento da Seguridade Social serão observadas as diretrizes específicas da área.
                                                                                                                                                                                                              Art. 35. 
                                                                                                                                                                                                              As receitas e despesas das entidades mencionadas serão estimadas e programadas de acordo com as dotações previstas no Orçamento Anual.
                                                                                                                                                                                                                CAPÍTULO III
                                                                                                                                                                                                                DA RENÚNCIA DE RECEITA
                                                                                                                                                                                                                  Art. 36. 
                                                                                                                                                                                                                  A renúncia de receita compreenderá:
                                                                                                                                                                                                                    I – 
                                                                                                                                                                                                                    a anistia;
                                                                                                                                                                                                                      II – 
                                                                                                                                                                                                                      a remissão de Débitos cujo montante seja superior ao dos respectivos custos de cobrança;
                                                                                                                                                                                                                        III – 
                                                                                                                                                                                                                        o subsídio;
                                                                                                                                                                                                                          IV – 
                                                                                                                                                                                                                          o crédito Presumido;
                                                                                                                                                                                                                            V – 
                                                                                                                                                                                                                            concessão de isenção em caráter não geral;
                                                                                                                                                                                                                              VI – 
                                                                                                                                                                                                                              diminuição de alíquota;
                                                                                                                                                                                                                                VII – 
                                                                                                                                                                                                                                redução da base de cálculo;
                                                                                                                                                                                                                                  VIII – 
                                                                                                                                                                                                                                  outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado, desde que não seja caracterizado tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos. Títulos ou Direitos.
                                                                                                                                                                                                                                    Art. 37. 
                                                                                                                                                                                                                                    A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de Natureza Tributária que compreenda renúncia de Receita deverá:
                                                                                                                                                                                                                                      I – 
                                                                                                                                                                                                                                      estar acompanhada de Estimativa do Impacto Orçamentário Financeiro no Exercício em que deva iniciar sua vigência e nos 02 (dois) subsequentes;
                                                                                                                                                                                                                                        II – 
                                                                                                                                                                                                                                        atender a pelo menos uma das seguintes condições:
                                                                                                                                                                                                                                          a) 
                                                                                                                                                                                                                                          demonstração de que a Renúncia foi considerada na Estimativa de Receita da Lei Orçamentária Anual e de que não afetará as Metas de Resultados Fiscais previstas no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias;
                                                                                                                                                                                                                                            b) 
                                                                                                                                                                                                                                            estar acompanhada de Medidas de Compensação, no Exercício em que deva iniciar sua vigência e nos 02 (dois) subsequentes, por meio do aumento de Receita, proveniente:
                                                                                                                                                                                                                                              b.2) 
                                                                                                                                                                                                                                              da ampliação da Base de Cálculo;
                                                                                                                                                                                                                                                b.3) 
                                                                                                                                                                                                                                                da criação de Tributo.
                                                                                                                                                                                                                                                  Art. 38. 
                                                                                                                                                                                                                                                  O Poder Executivo, fica autorizado, sob observância dos artigos 36 e 37, a conceder descontos de juros e multas de tributos a serem indicados em lei específica.
                                                                                                                                                                                                                                                    Art. 39. 
                                                                                                                                                                                                                                                    A lei que concede ou amplie incentivo, isenção ou benefício, de natureza tributária ou financeira, somente entrará em vigor após anulação de despesas em valor equivalente, caso produzam impacto financeiro no mesmo exercício.
                                                                                                                                                                                                                                                      CAPÍTULO IV
                                                                                                                                                                                                                                                      DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
                                                                                                                                                                                                                                                        Art. 40. 
                                                                                                                                                                                                                                                        A Secretaria Municipal de Governo, fará publicar junto a Lei Orçamentária Anual, o quadro de detalhamento da despesa, por projeto, atividade, elemento de despesa e seus desdobramentos e respectivos valores.
                                                                                                                                                                                                                                                          Parágrafo único. 
                                                                                                                                                                                                                                                          Caso o projeto da Lei Orçamentária não seja aprovado até 31 de dezembro de 2025, a sua programação poderá ser executada até o limite de 1/12 (um doze avos) do total de cada dotação, em cada mês, até que seja aprovado pela Câmara Municipal, vedado o início de qualquer projeto novo.
                                                                                                                                                                                                                                                            Art. 41. 
                                                                                                                                                                                                                                                            O Poder Executivo colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de seus projetos orçamentários, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente.
                                                                                                                                                                                                                                                              Art. 42. 
                                                                                                                                                                                                                                                              O Poder Executivo poderá, mediante Decreto, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, as dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária e em seus créditos adicionais, em decorrência de extinção, transformação, transferência, incorporação ou desmembramento de órgãos e entidades, bem como a alteração de suas competências ou atribuições.
                                                                                                                                                                                                                                                                CAPÍTULO V
                                                                                                                                                                                                                                                                DAS DIRETRIZES SOBRE AS EMENDAS IMPOSITIVAS À LEI ORÇAMENTÁRIA
                                                                                                                                                                                                                                                                  Art. 43. 
                                                                                                                                                                                                                                                                  As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária anual serão aprovadas até o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde e o restante do percentual de 50% poderá ser empregado tanto em serviços públicos de saúde, como em qualquer área de atuação de interesse público.
                                                                                                                                                                                                                                                                    Art. 44. 
                                                                                                                                                                                                                                                                    A execução do montante destinado a ações e serviços públicos de saúde previsto no caput desse artigo, inclusive custeio, será computada para fins do cumprimento do disposto no inciso III do § 2º do art. 198 da Constituição da República de 1988, vedada a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais.
                                                                                                                                                                                                                                                                    Art. 45. 
                                                                                                                                                                                                                                                                    É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o art. 40 em montante correspondente a 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, devendo a execução da programação ser equitativa, ressalvado o disposto no art. 35 do Ato das Disposições Transitórias da Lei Orgânica Municipal.
                                                                                                                                                                                                                                                                    § 1º 
                                                                                                                                                                                                                                                                    Considera-se equitativa a execução das programações de caráter obrigatório que atenda de forma igualitária e impessoal às emendas apresentadas, independentemente da autoria.
                                                                                                                                                                                                                                                                      § 2º 
                                                                                                                                                                                                                                                                      As programações orçamentárias previstas neste artigo não serão de execução obrigatória nos casos dos impedimentos de ordem técnica insuperáveis.
                                                                                                                                                                                                                                                                        Art. 46. 
                                                                                                                                                                                                                                                                        O Poder Executivo deverá encaminhar bimestralmente à Câmara Municipal relatório detalhado com as informações sobre o cumprimento e execução das emendas individuais aprovadas, em especial a data de início da efetivação da emenda individual e em caso de destinação para obras deverá conter seu cronograma de execução.
                                                                                                                                                                                                                                                                          Art. 47. 
                                                                                                                                                                                                                                                                          As emendas deverão ser apresentados pelo Poder Legislativo de forma padrão visando a inclusão das previsões das despesas orçamentárias junto a Lei Orçamentária Anual (LOA), devendo conter:
                                                                                                                                                                                                                                                                            I – 
                                                                                                                                                                                                                                                                            numeração padrão e sequencial que identifique o ano e a numeração da emenda, seguindo critérios determinados pelo legislativo, exemplo: ANO – NÚMERO;
                                                                                                                                                                                                                                                                              II – 
                                                                                                                                                                                                                                                                              autoria da emenda, devendo ser identificado o legislador ou bancada responsável pela indicação;
                                                                                                                                                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                secretaria municipal responsável pela execução da ação, observando as competências atribuídas a cada órgão;
                                                                                                                                                                                                                                                                                  IV – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                  beneficiário, contendo a indicação correta do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quando este não constituir órgão municipal de governo;
                                                                                                                                                                                                                                                                                    V – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                    objetivo da proposição;
                                                                                                                                                                                                                                                                                      VI – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                      justificativa clara e objetiva, esclarecendo as razões para a proposição;
                                                                                                                                                                                                                                                                                        VII – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                        identificação do crédito orçamentário (órgão, unidade orçamentária, função, subfunção, programa, ação, natureza da despesa e valor da emenda).
                                                                                                                                                                                                                                                                                          Art. 48. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                          Os orçamentos impositivos que trata o caput deste artigo deixarão de ser executados em razão de impedimento de ordem técnica das proposições apresentada formalmente declaradas pelo Poder Executivo, nos casos de:
                                                                                                                                                                                                                                                                                            I – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                            proposta com valor que impeça a conclusão do objeto proposto;
                                                                                                                                                                                                                                                                                              II – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                              a emenda não prever o valor razoável a sua execução no exercício proposto;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                ausência de finalidade pública na aplicação dos recursos;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                  IV – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                  os recursos destinados para execução de obras, reformas ou construções só poderão ser indicados para intervenções junto a prédios públicos pertencentes ao Município de Formosa/GO podendo este estar cedido ou permissionado a terceiros;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    V – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    divergência entre a proposição e os programas de gestão existentes nas Leis Orçamentárias vigentes (PPA/LDO);
                                                                                                                                                                                                                                                                                                      VI – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                      ausência da indicação de órgão de governo responsável pela execução da proposição;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        VII – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        não indicação de beneficiário pelo autor da emenda, caso essa seja indispensável à sua execução;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                          VIII – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                          ausência de pertinência temática entre o objeto proposto e a finalidade institucional da entidade beneficiária, em caso de indicação à entidade da sociedade civil (OSC);
                                                                                                                                                                                                                                                                                                            IX – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                            não apresentação, reprovação do plano de trabalho, ou apresentação fora dos prazos determinados para apresentação, quando recursos destinados à entidade da sociedade civil, assim como a não complementação ou ajustes solicitados;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                              X – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                              não realização de complementação ou ajustes solicitados em proposta ou plano de trabalho em caso de OSC;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                XI – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                desistência da proposta pelo beneficiário ou proponente;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  XII – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  em caso de descumprimento por parte do legislador da indicação mínima de 50% (cinquenta por cento) das emendas de caráter individual para aplicação de recursos com serviços públicos de saúde (ASPS);
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    XIII – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    outras razões de ordem prática ou técnica que seja identificada apenas no ato de sua execução.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      § 1º 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Não constitui impedimento de ordem técnica a indevida classificação da despesa (órgão, programa, ação) ou erros formais que possam ser sanados por meio de ato próprio ou créditos adicionais do Poder Executivo.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        § 2º 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        As emendas impositivas julgadas com impedimento técnico não serão de execução obrigatória podendo servir de fonte para abertura de créditos adicionais no exercício.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          CAPÍTULO VI
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Art. 49. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Não poderão ter aumento real em relação aos créditos correspondentes ao orçamento de 2026, ressalvados os casos autorizados em Lei própria, os seguintes gastos:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              I – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              de pessoal e respectivo encargo, que não poderão ultrapassar o limite de 54% (cinquenta e quatro por cento) das receitas correntes, no âmbito do Poder Executivo, nos termos da alínea “b”, do inciso III, do art. 20, da Lei Complementar nº 101/2000;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              II – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              pagamento do serviço da dívida; e
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                transferências diversas.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Art. 50. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Na fixação dos gastos de capital para criação, expansão ou aperfeiçoamento de serviços já criados e ampliados a serem atribuídos aos órgãos municipais, com exclusão da amortização de empréstimos, serão respeitadas as prioridades e metas constantes desta Lei, bem como a manutenção e funcionamento dos serviços já implantados.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Art. 51. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Com vistas ao atingimento, em sua plenitude, das diretrizes, objetivos e metas da Administração Municipal, previstas nesta Lei, fica autorizado o Chefe do Poder Executivo, a adotar as providências indispensáveis e necessárias à implementação das Políticas aqui estabelecidas, podendo inclusive articular convênios, viabilizar recursos nas diversas esferas de Poder, contrair empréstimos, observadas a capacidade de endividamento do Município, subscrever quotas de consórcio para efeito de aquisição de veículos e máquinas rodoviários e outros.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Art. 52. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Prefeitura Municipal de Formosa, Gabinete da Prefeita, em 25 de junho de 2025.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        SIMONE DIAS RIBEIRO DE MELO
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Prefeita Municipal

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Afixado no "placard" de publicidade. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        E encadernado em livro próprio. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Data supra 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Iany Macedo Troncha
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Assessora I – Assessoria em Atos Oficiais
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Subprocuradoria Geral Consultiva
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Decreto nº 1.711, de 28 de abril de 2025

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Atenção

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Sapl tem cunho informativo e educativo, sendo a fonte de publicação eletrônica do Processo Legislativo da Câmara Municipal de Formosa, dada sua capacidade de abrangência, porém não dispensa a consulta aos textos oficiais para a prova da existência de direito, nos termos do art. 337 do Código de Processo Civil.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Alerta quanto as compilações: O Dicionário Jurídico Brasileiro Acquaviva define compilação de leis como a “reunião e seleção de textos legais, com o fito de ordenar tal material, escoimando-o das leis revogadas ou caducas. A compilação tem por finalidade abreviar e facilitar a consulta às fontes de informação legislativa. Na compilação, ao contrário do que ocorre na consolidação, as normas nem mesmo são reescritas”. A compilação de Leis do Município de Formosa é uma iniciativa mantida pela Secretaria Legislativa da Câmara, em respeito a sociedade e ao seu direito de acesso à informação, com o fim de facilitar a pesquisa de leis e suas relações. Assim, dado às limitações existentes, a compilação ofertada é um norte relevante para constituição de tese jurídica, mas não resume todo o processo e, não deve, no estágio atual, ser a única referência.